terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Universidade Aberta oferece curso de mediador de leitura


Ionice Lorenzoni -MEC, 13 de janeiro de 2010
.
.
Professores das redes públicas de educação básica de estados e municípios já podem fazer a pré-inscrição para o curso de formação continuada de mediadores de leitura. É um curso de extensão, na modalidade a distância, com 90 horas e duração de três meses.
.
Para o primeiro semestre deste ano, são oferecidas 2.890 vagas em 59 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), sob a responsabilidade de oito instituições públicas de ensino superior das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
.
De acordo com Elaine Cáceres, da diretoria de políticas de educação de jovens e adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, o curso será ministrado com apoio de materiais didáticos criados pelas universidades exclusivamente para o curso. Ampliar as possibilidades de trabalhar a leitura na sala de aula e nos ambientes da escola, ampliar os conhecimentos sobre os gêneros literários e aprofundar a compreensão do papel da leitura no desenvolvimento humano estão entre os objetivos desta ação.
.
Os temas a serem abordados no curso são linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais (cinema, teatro, música, dança, fotografia, arquitetura, hipermídia, cibercultura), textos literários e como trabalhar a leitura com diversos públicos – crianças, jovens, adultos e idosos.
.
Plataforma Freire – Os educadores fazem a pré-inscrição na Plataforma Freire, onde também escolhem o pólo mais próximo da residência ou do local de trabalho. Depois disso, as secretarias de educação estaduais ou municipais analisam e validam a inscrição e informam relação de nomes para as universidades. A previsão é que os cursos tenham início em março próximo.
.
Tabela de vagas e instituições que oferecem o curso:
.
.
Instituição........Número de Vagas........Número de polos
.
UFMS......................210.............................3
UFRPE....................150.............................3
IFCE........................120.............................4
UFMA.....................360.............................6
UPE.........................200.............................4
UNESP.................1.020...........................17
FURG......................200.............................4
UFRGS....................630...........................18
.

3 comentários:

  1. Olá!
    Estou muito interessada em me inscrever neste curso. Trabalho há 14 anos em uma Sala de Leitura de uma escola pertencente à rede municipal de educação, desenvolvendo projetos e atividades de formação de leitores e gostaria de trocar experiências e ampliar meus horizontes profissionais. Como faço para me inscrever?
    Ana Paula Monteiro Apolonia (apmac68@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Prezada Ana Paula, no texto acima, clique em "Plataforma Freire" (está sublinhado) e cadastre-se no site, a partir das solicitações que lhe forem feitas.

    ResponderExcluir
  3. Oi!?...

    Fiquei interessada no curso, mas sou residente em Natal/RN. O curso é oferecido apenas para os residentes nas universidades cadastradas?

    Atenciosamente,
    Flaviana
    Natal/RN

    ResponderExcluir