quinta-feira, 29 de abril de 2010

Faturamento das livrarias deve crescer 11,87% em 2010



Do R7 -23/04/2010


O faturamento do setor de livrarias no Brasil deve crescer 11,87% em 2010, segundo previsão da ANL (Associação Nacional de Livrarias). Em 2009, o aumento foi de 9,73%, comparado ao mesmo período de 2008. Esse crescimento também significa emprego - cerca de 35 mil profissionais atuam na área. Uma boa notícia para os leitores, é que nos últimos cinco anos o livro ficou 23% mais barato.
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Esses fatores podem ser bons incentivos à leitura, mas de acordo com a presidente do Instituto Pró-Livro, Sônia Jardim, o brasileiro ainda lê pouco. A razão, ela afirma, é a falta de políticas públicas, mas também falta de dinheiro.
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- Na pesquisa que realizamos, Retratos da Leitura no Brasil, a renda está diretamente ligada aos hábitos de leitura. Cerca de 18% dos entrevistados afirmaram que não leem por falta de dinheiro. Porém, o Brasil está crescendo e isso tende a mudar com o tempo.
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Segundo Sônia, o brasileiro lê em média 1,6 livro por ano, e incluindo livros didáticos, esse número chega a 4,7. Ela relatou que alunos que leram quatro livros no ano tiveram um melhor resultado na avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do que os que não leram essa quantidade.
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De acordo com a ANL, o Brasil possui 2.600 livrarias, sendo 70% de pequeno e médio porte com um faturamento mensal entre R$ 35 mil e 45 mil. Segundo estatísticas da Unesco, o ideal para um município é uma livraria para cada 10 mil habitantes. No Brasil um número perto do razoável seria de 4.900 Livrarias. Como o Estado que possui o maior número de livrarias está São Paulo, com aproximadamente 590 na região metropolitana.

Dificuldades
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Apesar do crescimento das livrarias, o presidente da ANL, Vitor Tavares, diz que tem sido difícil para as redes pequenas sobreviverem porque sites varejistas, como supermercados, também estão vendendo livros.
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- Hoje, sem nenhuma sombra de dúvida, há concorrência desleal por parte de alguns sites varejistas. Isso não permite que a pequena e média livraria consiga ter o seu balanço fora do vermelho. Em nossa pesquisa sobre o segmento das livrarias no Brasil, apresentado no início deste ano, foi possível identificar que 30% dos filiados à ANL ainda não têm condições e não estão preparados para vender pela internet.
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