quinta-feira, 10 de junho de 2010

Diadema quer ser uma cidade de leitores e lança o Projeto Leitura nas Fábricas

Fundada por operários em 1960, a cidade de Diadema, na região do ABC Paulista, tem um histórico de intenças agitações políticas e culturais. Mas foi na década de 90 que se tornou conhecida mundialmente, pelos alarmantes índices de homicídios, chegando a ser considerada a cidade mais violenta do mundo. Hoje, tendo reduzido drasticamente aqueles índices e sendo a segunda maior densidade demográfica do Brasil, conta com um centro cultural e uma biblioteca municipal por bairro. No ano em que comemora seus 50 anos, Diadema quer se lançar como uma cidade de leitores, implementando novos projetos em seus equipamentos de cultura distribuídos pelos 11 bairros e oferecendo leitura em espaços alternativos. Uma das iniciativas é o Projeto Leitura nas Fábricas, que será lançado amanhã, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e com apoio do Ministério da Cultura.

Reproduzimos abaixo informações enviadas pela Diretora de Bibliotecas, Eliana Marques.


PROJETO LEITURA NAS FÁBRICAS

1. Histórico

Em 2009, foi realizado o Seminário “A Biblioteca que queremos” e definimos como meta transformar Diadema em uma cidade de leitores e, para isso, fomos em busca de parcerias. Procuramos o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e apresentamos um projeto de Leitura nas Fábricas. Em seguida, articulamos com o Ministério da Cultura, que apoiou a ideia, doando dez kits de Pontos de Leitura contendo estantes, 650 livros, puf’s e computador.

2. Coordenação

Maria Lucineide Pimentel Guimarães, professora de Educação Infantil, Infoeducadora, formada em Pedagogia, pós-graduada em Supervisão Escolar; Maria da Penha Marques, professora, formada em Biblioteconomia; Zilma Francisca Paulina, agente de biblioteca, formada em Letras, pós-graduada em Literatura e Lingüística Textual.

3. Objetivo da Prefeitura com a elaboração do projeto


Esse projeto integra as ações da campanha “Diadema, cidade de leitores”, da Secretaria de Cultura, visando à democratização do acesso à leitura, a inclusão social e a formação de leitores.

Dentre as ações a serem realizadas estão o empréstimo de livros, cd’s, dvd’s para os trabalhadores e seus familiares, mediação de leitura e apresentações culturais no espaço.

4. Parcerias

O projeto conta com a parceria da Prefeitura de Diadema, através da Secretaria de Cultura, Ministério da Cultura, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, dos Químicos e da Construção Civil.

5. Estrutura e Funcionamento do Projeto


O Sindicato articulou com as fábricas que aderiram ao projeto e cada fábrica indicou um responsável pelo funcionamento do Ponto de Leitura, que está participando de uma formação de mediação de leitura e organização de biblioteca com a equipe de coordenação do projeto. Dias e horários de funcionamento do Ponto de Leitura serão estabelecidos de acordo com a disponibilidade de cada fábrica.

A contrapartida da fábrica foi designar um trabalhador para atuar como Agente de Leitura. Sendo um funcionário da fábrica, facilitará o processo de envolvimento de todos os funcionários.


6. Capacitação para Agentes de Leitura

A formação está sendo realizada no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC – Av. Encarnação, 290 – Piraporinha, Diadema – SP, com a coordenação de Lucineide Guimarães e Penha Marques.

Composto por:

• Módulo I – Organização de Biblioteca, nos dias 17 e 18 de maio, das 9h00 às 12h00;
• Módulo II – Mediação de Leitura, nos dias 24, 25 e 31 de maio e 01 e 02 de junho, das 9h00 às 12h00.

Desde o dia 17 de maio está acontecendo o Curso de Capacitação dos Agentes de Leitura que atuarão como mediadores no Ponto de Leitura das Fábricas, com a coordenação de Lucineide Guimarães e Penha Marques. Cada fábrica indicou em média duas pessoas.

O curso tem como objetivo apresentar ferramentas básicas para o uso dos recursos informacionais e possibilitar experimentação de ações que despertem o potencial leitor dos participantes, a fim de que se tornem multiplicadores no Ponto de Leitura.

Segundo os participantes, o curso tem possibilitado o encantamento pela leitura e despertado o potencial de leitor de cada um. Além disso, as dinâmicas têm propiciado um novo olhar relacionado à leitura, ampliando a visão de mundo, enfatizando que as coisas simples da vida é que nos traz felicidade. Enfim, o grupo tem mostrado interesse e motivação para enfrentar os desafios que estão por vir.

Acreditamos que a leitura se constitui como o principal instrumento para a transformação e elevação de consciências e libertação da opressão.

7. Projeto Lei

A fim de garantir a continuidade do projeto Leitura nas Fábricas em futuras administrações, foi aprovado o Projeto Lei nº 2.972, de 30 de abril de 2010 de incentivo à leitura nas fábricas.

8. Empresas participantes


Apis Delta
Delga
IGP
Autometal
Legas
Grupo Papaiz
Uniforja
TRW
Uniferco
Metalpart

9. Lançamento do Projeto

O projeto será lançado no dia 11 de junho de 2010, às 10h00, no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Diadema, com a presença do prefeito e vice de Diadema, Secretária de Cultura, autoridades da região, presidentes e diretores sindicais, representantes dos empresários, equipe do MinC, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário