sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alunos trocam 74 toneladas de lixo reciclável por livros


Cerca de dez mil crianças do município demonstraram interesse pela leitura e conscientização ecológica, ao mesmo tempo.


Débora Kellner - O Correio do Povo - 30/07/2010


Durante os meses de abril e julho, estudantes das 32 escolas municipais levaram até as unidades de ensino 74.723 quilos de lixo. Os objetos foram trocados por livros, do Projeto Livro Livre. Pela participação na campanha, foram disponibilizados aos alunos 55 mil livros até agora.

Neste projeto, idealizado pelo Instituto Evoluir, de Blumenau, em parceria com a empresa Weg e com a Secretaria da Educação, o estudante leva, todo mês, pelo menos um quilo de material reciclável limpo para a escola e troca por um exemplar de livro. Ao final da campanha, previsto para dezembro, cada criança receberá dez livros de literatura infantil ou juvenil, cedidos pelo instituto. A Weg é responsável pelos custos de edição e tiragem dos exemplares.

A diretora de Ensino Fundamental, Sirley Maria Schappo, afirma que os organizadores do projeto estão satisfeitos com os primeiros resultados. “O resultado está acima das nossas expectativas. Esperávamos 50 toneladas e tivemos 24 a mais. Em termos de dinheiro não é muito, mas o impacto ambiental que isso vai gerar é muito importante”, explica.

A empresa Edepel Embalagem fica responsável por recolher e comprar os materiais recicláveis entregues nas escolas. No final do ano, todas as unidades de ensino envolvidas no projeto deverão enviar um relatório ao instituto informando a quantidade de material reciclável entregue pelos alunos, o número de livros distribuídos e qual o destino do dinheiro arrecadado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário