quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Piloto do projeto “Dengo: um museu para todos” acaba de ser implantado pelo Museu da Língua Portuguesa

.
.
O projeto Dengo é uma ação do Educativo do Museu da Língua Portuguesa e tem como objetivo principal ampliar o acesso ao acervo do museu, superando barreiras físicas.
A ideia é levar o museu para aquelas pessoas que, por alguma razão, estão impedidas de visitá-lo. Trata-se, na realidade, de mais uma ação educativa, cultural e social da instituição que, desde sua inauguração, procura facilitar o acesso a seus ricos conteúdos a um número cada vez maior de cidadãos.

Experimentalmente, o projeto, pensado e desenvolvido pelos Educadores do museu, foi implantado por meio de uma importante parceria com o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). É um primeiro passo que consubstancia a ideia de um museu itinerante, por permitir que crianças e adolescentes em tratamento de câncer interajam, experimentem e brinquem com o conteúdo do museu. Este projeto inovador, que propicia a visita de educadores do museu a distintas instituições, também pretende ampliar a discussão em torno da possibilidade de ação social dos museus.

A partir dos resultados verificados, o projeto “Dengo: um museu para todos” será ampliado e disponibilizado, gratuitamente, para outras entidades interessadas e que atuem junto a segmentos impossibilitados permanente ou temporariamente de visitar as instalações do Museu da Língua Portuguesa.

Mais uma vez, o museu, uma unidade da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo administrada pela Organização Social de Cultura Poiesis, inova em suas ações e procura se aproximar mais e mais de seu público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário