segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Da qualidade e do uso de bibliotecas (I)

Os equipamentos e livros são absolutamente necessários ao bom desempenho de uma biblioteca, mas não o garantem.
.
Em estudo avaliativo do "Projeto Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso", desenvolvido por nós desde 2007, encontramos evidências importantes quanto à relação entre o grau de utilização das bibliotecas e o impacto do serviço. Ter apenas biblioteca não gera qualquer impacto. Este depende completamente do grau de utilização do serviço. De fato, enquanto o desempenho educacional dos alunos em escolas com e sem bibliotecas não é muito distinto, existe um enorme diferencial de aprendizado entre os alunos em escolas com bibliotecas intensamente utilizadas e em escolas com bibliotecas de baixa utilização.
.
O impacto de uma biblioteca com boa infra-estrutura, acervo amplo e selecionado, que promove amplo leque de atividades de leitura, oferece clara orientação e atendimento adequado a seus usuários, pode ser mais de duas vezes maior que o de uma biblioteca com qualidade limitada e atendimento inadequado.
.
Vale chamar a atenção para o duplo efeito da qualidade e adequação dos serviços. Por um lado, elas aumentam o impacto de forma direta (bons serviços têm mais efeito sobre a leitura, o protagonismo ou outros resultados de interesse). Por outro lado, induzem uma maior utilização da biblioteca: quanto maior a qualidade e adequação dos serviços, mais os usuários se sentirão motivados a utilizar a biblioteca.
.
(Ricardo Paes de Barros e Mirela de Carvalho)
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário