.
A biblioteca, entretanto, pode alcançar níveis de utilização bem mais elevados se for capaz de atrair novos usuários, isto é, se conseguir converter não usuários em usuários. Nesse caso, o estímulo à demanda não pode se limitar a atender os que já procuram a biblioteca. O sucesso dependerá da divulgação das atividades na comunidade e, acima de tudo, da adequação dessas atividades aos interesses locais.
.
A devida qualificação dos funcionários é um fator chave.
.
Embora a utilização de profissionais com boa formação inicial seja vital, inovações e formas criativas de interagir com a comunidade e estimular sua utilização da biblioteca estão sendo constantemente criadas em milhares de bibliotecas espalhadas pelo território nacional. Assim, é fundamental conectar as bibliotecas em rede. Ao contrário de outros serviços sociais, as bibliotecas são, via de regra, serviços bem mais especializados, naturalmente isolados, que necessitam estar conectados em rede.
.
A qualidade dos serviços oferecidos não é estaticamente definida no momento da inauguração. Sem manutenção, inovação, reformas, reformulações e expansões do acervo e a qualificação continuada dos funcionários, a qualidade dos serviços oferecidos pode rapidamente se deteriorar. Como em todos os demais serviços sociais, a sustentabilidade das bibliotecas requer atenção especial.
.
Ricardo Paes de Barros e Mirela de Carvalho
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário