quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Da qualidade e do uso de bibliotecas (III)

.
Embora exista clara demanda local por leitura e por bibliotecas, nem sempre esta demanda é explícita e bem organizada. Assim, é fundamental que, ao se implantar uma biblioteca, a comunidade seja estimulada e mobilizada para refletir sobre sua importância. A sensibilização e a conscientização da comunidade a respeito da disponibilidade e importância do novo serviço comunitário deverá estimular o interesse pela leitura e, daí, uma maior utilização da biblioteca.
.
Em suma, procuramos demonstrar que, embora seja impossível obter uma biblioteca eficaz sem um acervo de qualidade e infra-estrutura adequada, esses fatores não são suficientes para garantir a eficácia. Uma série de ações complementares são absolutamente vitais. Essas ações visam promover a adequação dos serviços oferecidos às necessidades da comunidade e promover a utilização intensiva dos serviços oferecidos.
.
Quatro ações merecem especial destaque:
.
(i) formação profissional, em particular no que se refere ao atendimento pró-ativo dos usuários via promoção e divulgação de atividades de leitura; (ii) intercâmbio de experiências entre bibliotecas, promovendo, desta forma, a difusão de boas práticas e inovações; (iii) promoção e difusão do hábito de leitura na comunidade e (iv) conscientização da população local sobre a importância da biblioteca e da preservação de sua qualidade, atualização do acervo, manutenção da infra-estrutura e formação continuada dos funcionários.
.
Ricardo Paes de Barros e Mirela de carvalho
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário