quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Pela difusão dos livros

.
Roberto Tanaami integra a diretoria da Associação Metodista de Ação Social e preside a Federação de Entidades do Bem Estar Social de São Bernardo do Campo. Abaixo, sua contribuição, enviada por e-mail.
.
.
Diariamente são publicados vários novos livros, mas não chegam às mãos de quem realmente precisa: as pessoas mais carentes de recursos, que deveriam ter maior acesso aos livros para uma formação moral e cívica.

Certa vez recebi de uma empresa vários livros que havia solicitado em doação, para a Creche onde presto serviço voluntário, mas o que recebi foram livrinhos não apropriados à leitura de crianças da mais tenra idade.

A minha sugestão é que sejam incentivadas empresas a usarem da Lei Rouanet no financiamento de livros, principalmente àqueles que podem contribuir na formação do caráter das pessoas, e que fossem colocados em bibliotecas públicas (embora estas, pelo visto, têm sido pouco visitadas), nos presídios, que fosse estimulada a criação de bibliotecas circulantes nos bairros, usando as instalações de clubes de mães e associações de bairro, das igrejas...

(Não seria somente doar os livros, mas que essas entidades tivessem interesse em formar, em cuidar dos livros).

Um comentário:

  1. Caro Roberto, o seu texto é um ótimo precedente para falarmos de ações de leitura em bibliotecas públicas. Os próximos tópicos se referirão a isso, inclusive com uma experiência de implementação de bibliotecas em presídios.

    Obrigado!

    ResponderExcluir