sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Primeiros estímulos para a leitura do mundo

.
O universo que habitamos é a própria linguagem. Quanto mais belo for o uso da palavra, mais encantado e amplo será o mundo. É nossa responsabilidade responder com beleza às crianças, contando histórias, fabulando, inventando hipóteses, propondo questionamentos lúdicos...
.
Para refletir:
.
Aos três anos de idade, uma criança de família de baixa renda ouviu 30 milhões de palavras a menos que uma criança de uma família mais favorecida.
.
Como podemos contribuir para a reversão desse quadro nas comunidades em que atuamos? Eis um ponto que merecerá destaque no nosso texto coletivo...

2 comentários:

  1. Um belíssimo exemplo de Manoel de Barros:

    A MENINA QUE GANHOU UM RIO

    Minha mãe me deu um rio.
    Era dia do meu aniversário e ela não sabia o que me presentear.
    Fazia tempo que o mascate não passava naquele lugar esquecido.
    Se o mascate passasse a minha mãe compraria alguma rapadura
    ou bolachinhas para me presentear.
    Mas, como não passava o mascate, minha mãe me deu um rio.
    Era o mesmo rio que passava atrás da nossa casa.
    Eu estimei o presente mais do que fosse uma rapadura do mascate.
    Meu irmão ficou sentido porque ele gostava do rio igual aos outros.
    A mãe prometeu que no aniversário do meu irmão ela iria dar uma
    árvore para ele.
    Uma árvore que fosse coberta de pássaros.
    Eu bem ouvi a promessa que a mãe fizera para meu irmão.
    E achei legal.
    Os pássaros ficariam durante o dia nas margens do meu rio.
    e à noite eles iriam dormir na árvore do meu irmão.
    Meu irmão me provocava assim: minha árvore
    dava flores lindas em setembro
    e o seu rio nunca dá flores.
    Mas eu gozava que a árvore dele não dava peixes.
    E na verdade o que nos unia de verdade eram
    os banhos no rio nus entre pássaros!
    Nesse ponto a nossa vida era um afago.

    ResponderExcluir
  2. Trabalho numa creche e a necessidade de encantamento nesse dias tão ligeiros é imensa. Estimular a leitura é quase coisa pra doido nesse nosso mundo frenetico agora até crianças tem a agenda cheia! Como então sentar, ler, sonhar, imaginar, construir imagens com as dicas dos autores que depois que acabam de escrever a hiatória não tem mais controle sobre as palavras que vão povoar nossos sonhos. Agora façam um exercicio leiam e depois imaginem ser uma das personagens, coragem vai ser divertido e tão magico quanto ganhar um rio:
    -Boa noite, senhora!
    A gota d'água riu.
    -Não é noite, não, menininha, é dia!
    -Como podia saber, se aqui sempre é tão escuro?...
    A chuva riu.
    A semente peguntou, amedrontada:
    -Como é que a senhora sabe de tudo?
    -Ora meu bem eu sou uma velha chuva, cansada deser chuva.
    ...
    -Que é isso, meu bem? Você esta tremendo toda!
    -Ah! Dona Chuva, estou com tanto medo de nascer...
    -Bobagem... Vamos, eu ajudo!
    Sua angustia renasceu e sua voa saiu trêmula...
    -Mas eu não sei por onde nascer...
    -Deve ser aqui. A casca está bem fininha; vou amolecer mais e você fará também um esforço...
    Não disse mais nada foi contendo a respiração. Mais e mais. E ainda mais. Sentia que ia estourar. Devia estar quase roxa de a disse tanto esforço. Alguma coisa lhe abalava por dentro; deviam ser os bracinhos de folha.
    A chuva disse novamente:
    -Tente outra vez:
    -Ai! Que dor! ... Ui" Que frio!...
    -É assim mesmo. Agora o outro bracinho.
    O contato de seu corpinho fraco, miudinho, com a terra úmida enchia-lhe a vida de um novo encanto.
    A chuva bocejou:
    -Viu, minha filha? Não é tão dificil nascer.
    -Mas dói um pouco...
    -Se não doesse a vida não teria preço. Agora trate de caminhar.
    A chuva reclino-se para um lado e antes de dormir de todo ainda falou com ternura:
    -Você vai achar a vida linda... sempre depois que chove.
    -obrigada, Dona Chuva...
    Rosinha, Minha Canoa. José Mauro de Vasconcelos
    É preciso dar as crianças um rio, uma chuva, uma arvore, uma canção, uma poesia, uma emoção. Então serão melhor que podemos ser e a vida da gente será como a gente quiser que seja.
    Paz e Bem!
    Pollyanna Alves

    ResponderExcluir