Assinar:
Postar comentários (Atom)
Participe do texto coletivo a ser enviado ao Senado Federal
A PALAVRA É SUA
E O TEXTO SERÁ DE TODOS!
O documento será escrito a partir dos comentários de internautas neste blog.
Textos, imagens e sugestões de tópicos podem ser enviados diretamente ao moderador:
ecoleitura@gmail.com
Trabalho com crianças de 0 a 5 anos todas nós educadoras temos o hábito de ler todos os dias para nossas crianças e conseguimos perceber nitidamente a diferença delas para outras que ainda não tem esse prazer diário.
ResponderExcluirAté os bebês já curtem este momento especial.
Encontramos dificuldade na aquisição dos livros, pois são caros e a rede pública não disponibiliza muitos recursos para que tenhamos acervos de grande qualidade, mas isto não nos desanima, buscamos outras estratégias para continuarmos e incentivarmos a leitura desde bebê, como trocas, empréstimos e rotatividades.
Katia.
Kátia, quais as diferenças que vocês percebem entre crianças de 0 a 5 anos que têm a cesso a atividades de incentivo à leitura e as que não tem?
ResponderExcluirE como seria, em especial, a reação dos bebês?
Obrigado pela contribuição! Aguçou a nossa curiosidade sobre iniciativas concretas, que dão certo
Reni,
ResponderExcluirQuando iniciamos o projeto de leitura no nosso CEMPI as crianças não tinham rotina para ouvir história, achávamos que seria muito difícil ler para elas e que não entenderiam muita coisa.
Não levou muito tempo, com a rotina diária de leitura as crianças já pedem e escolhem os livros para que façamos a leitura para elas, retiram livros diariamente da nossa biblioteca para levarem para casa envolvendo os pais neste processo de leitura, apresentam também comportamento leitor perguntando e comentando sobre o livro, tendo curiosidade em saber qual é o autor e ilustrador do livro. Estas são as diferenças que observamos nas nossas crianças, a mudança de comportamento foi grande.
A leitura para os bebês é bastante dinâmica, a educadora apresenta o livro todo enfatizando as figuras, em seguida faz a leitura do texto sem reduzir nem simplificar, sempre respeitando os movimentos dos bebês, alguns ficam atentos outros querem pegar o livro e outros ficam se movimentado pela sala.O mais importante é o estímulo desde bebê e que sintam prazer neste mágico momento.