O ano de 2009 chega ao fim, mas as atividades que realizamos nesse período estão longe de terminar. A cada dia crescem mais e servirão de alimento para que 2010 seja mais um ano de muito movimento. Em 2009, o Movimento Nacional pela Leitura obteve grandes conquistas, como a criação do Dia Nacional da Leitura em 12 de outubro. Esse dia existe desde 2008, depois de uma grande campanha iniciada em 2006, quando a formação de uma rede de parceiros a partir de São Paulo e a criação do Dia Estadual da Leitura, por meio da Lei nº 12.876, colaboraram com o Instituto Ecofuturo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de ler com e para as crianças. Em 2009, o presidente Lula assina a Lei nº 11.899, instituindo o Dia Nacional da Leitura, juntamente com a Semana Nacional da Leitura e da Literatura.
Em função do Dia e da Semana da Leitura e da Literatura (de 12 a 16 de outubro), as 33 organizações parceiras do Instituto Ecofuturo realizaram cerca de 140 atividades em polos culturais Brasil adentro, durante todo o mês.
Para coroar o ano, tivemos o Seminário do Dia e Semana Nacional da Leitura e Literatura, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, promovendo a projeção de temas urgentes e relevantes que envolvem a causa da leitura no Brasil. As atividades in loco de leitura aconteceram em dez Estados brasileiros, envolvendo cerca de 70 cidades e 7 mil pessoas. As comunidades ligadas às Bibliotecas Comunitárias Ler é Preciso promoveram cerca de 60 ações de leitura – mas as ações de disseminação de conteúdo e divulgação da data via internet atingiram cerca de 3 milhões de pessoas, confirmando o quanto é possível alcançar quando se age em rede, mobilizando parceiros e multiplicando informações.
Chegar até onde chegamos merece comemoração, pois o bom caminhante não despreza seu percurso, mesmo ciente do longo trajeto que ainda tem pela frente. Assim nos sentimos: gratificados pelo que conquistamos e, ao mesmo tempo, confiantes que teremos muito mais o que contar no final de 2010.
Parceiros do Ecofuturo na campanha:
Alfabetização SolidáriaAssociação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil
Associação Nacional de Jornais
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil
Mobilizadores COEP – Rede de Incentivo à Prática Social
Movimento por um Brasil Literário
Portal Amigos do Livro – Grupo Scortecci
Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
União Brasileira de Escritores
Nenhum comentário:
Postar um comentário