segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O Prazer de ler e escrever em grupo

.
.
Acredito que para desenvolver o interesse das crianças e adolescentes pela leitura e escrita, o (a) educador (a) tem que transmitir sua paixão pela literatura e a escrita, contagiando-nos.

Nesse ano de 2009, desenvolvi um Projeto piloto: O Prazer de ler e escrever em grupo, com o objetivo de instigar e desenvolver o gosto pela leitura e escrita, proporcionar a troca de experiência entre os alunos dentro do contexto literário e social e construir uma relação humana entre todos os envolvidos.

Através do Projeto O Prazer de ler e escrever em grupo, comprovei que essa mobilização literária é possível, que os alunos e as alunas se interessam e se sentem atraídos pela literatura, quando é incentivado e apresentado o mundo literário de maneira dinâmica, criativa e os provoque no desenvolvimento da escrita individual e coletiva.

Também constatei um dado negativo: hoje temos muito acesso a informação, conhecimento científico e obras literárias riquíssimas, porém poucos estudantes leitores, que, em alguns casos (em relação às crianças e os adolescentes) não sabem interpretar, compreender e fazer uma análise crítica dos textos.

Acredito que nesse trabalho foram semeados novos leitores e quem sabe futuro escritores literários.

Sendo assim, deixo a minha esperança que podemos contagiar novos leitores e escritores da nossa nova história do Brasil da literatura.
.
.
(Flaviana R. Bezerra, professora da Rede Estadual de Ensino em Natal, RN. Contribuição enviada por e-mail)

Nenhum comentário:

Postar um comentário