segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Pela integração do hábito de ler a todos os setores de cuidados da infância

.
Após ampla campanha iniciada em 2006 pelo Instituto Ecofuturo, idealizada em parceira com a educadora Maria Betânia Ferreira, que contribuiu para a vinda ao Brasil da "La Voie des Livres", Organização Francesa que formou vários leitores públicos em São Paulo e Pernambuco, e com a adesão de parcerias especiais, se instituiu em 2009 o dia 12 de outubro como o Dia Nacional da Leitura.
.
A data, coincidindo com o Dia das Crianças, se torna ponto de convergência para as diversas mobilizações pela conscientização da sociedade sobre o hábito de ler junto ao público infantil.
.
Brincar de Ler foi o mote da Campanha, articulado a uma produção criteriosa de materiais de apoio a pais e educadores, como o Passaporte da Leitura Brincar de Ler, ao lançamento do Manifesto Prefeito Amigo da Leitura e à formação de 150 educadores pela especialista em leitura Lucila Pastorello.
.
Comemorado pela primeira vez este ano, o Dia Nacional da Leitura, através de ações de nossos parceiros, consiste num marco da promoção da leitura como fator indissociável do desenvolvimento integral das crianças.
.
Assim, tivemos pela primeira vez, em âmbito nacional, uma mobilização pelo hábito de ler integrada a todos os setores de cuidados da infância. Pais, professores, profissionais de bibliotecas, agentes comunitários de saúde, pediatras, empresários e a sociedade em geral. Todos refletindo sobre o seu papel como promotor de leitura em seus respectivos postos.
.
Todos conscientes de que cuidar de criança é, também, brincar de ler!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário