terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ser alfabetizado é diferente de se leitor *


.
Para ler um texto qualquer, é preciso que você domine a técnica de “decifrar” as letras e palavras — e isso depende de um aprendizado que, normalmente, acontece na escola: a alfabetização. Mas ser alfabetizado não é o mesmo que ser leitor. A leitura é o aprendizado de uma técnica, sim, mas é muito mais que isso. Ler é também uma prática social, um modo de estar no mundo. Quando lemos qualquer coisa, não estamos apenas decifrando as letras, mas atribuindo sentido àquilo que está escrito. E cada um lê à sua maneira, pois somos seres singulares.
.
Tornar-se leitor depende das relações que estabelecemos com o escrito. Como, quando, onde, por que e para que usamos nossa leitura. Quanto mais lermos coisas diferentes em situações diferentes, melhores leitores nos tornamos. Mais “letrados” nos tornamos. Assim é fácil perceber que não é da noite para o dia que viramos leitores.
.
.
.
* Este texto de Lucila Pastorello (intitulado, na verdade, "Por que sim não é resposta: 7 bons motivos para ler para crianças pequenas"), cujos outros trechos já postamos AQUI, intregra o livro A vida que a gente quer depende do que a gente faz, do Instituto Ecofuturo. A Versão impressa está esgotada, mas você pode baixá-lo gratuitamente AQUI.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário