quinta-feira, 18 de março de 2010

Lucila Pastorello será nossa entrevistada na próxima semana!


Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela USP, a fonoaudióloga Lucila Pastorello acaba de concluir o doutorado, com a tese "Leitura em voz alta e a apropriação da escrita pela criança", na mesma universidade. Além de clinicar, Lucila desenvolve projetos de assessoria em linguagem para programas de incentivo à leitura e recentemente estruturou, com uma amiga, a Cia. de Leitores Públicos, que reúne pessoas interessadas em leitura em voz alta e transmissão de textos literários.

Junto ao Ecofuturo, a pesquisadora ministrou oficinas Brincar de Ler para professores e educadores e também na Penitenciária de Santana, Zona Norte de São Paulo. Além disso, assina o artigo "Porque sim não é resposta: 7 bons motivos para ler para crianças pequenas", do livro A vida que a gente quer depende do que a gente faz. (Trechos do artigo podem ser lidos aqui)

Na próxima semana Lucila será a nossa entrevistada, intensificando o debate proposto pelo Movimento Nacional pela Leitura, iniciativa do Instituto Ecofuturo.
.
Convidamos a todos os profissionais, amadores, amantes e entusiastas da leitura a tomarem parte nessa conversa. Enviem suas perguntas e sugestões para o e-mail do blog (ecoleitura@gmail.com) ou cliquem no botão "comentários" na barra inferior.
.
A palavra é sua e o texto será de todos!
.

2 comentários:

  1. Gosto de pedir aos meus alunos para lerem em voz alta. Muitos resistem, mas explico que não há problemas em errarem ou gaguejarem na leitura, pois a escola é lugar de errar e aprender; que na sala eles têm todo o direito de errar e nem sempre isso acontece na sociedade.
    Mas já ouvi muitos colegas e especialistas dizerem que é anti-didático.
    Qual a sua opinião?

    ResponderExcluir
  2. Becalmeida, acho que o mais importante é VOCÊ ler em voz alta para eles. Através da leitura em voz alta você abre uma porta para o mundo da leitura, apresentando livros, autores, estilos e, mais importante de tudo, acendendo o interesse e a paixão pela leitura. Grandes possibilidades temos nós, professores, quando assumimos em sala o papel de leitor. Quando lemos para nossos alunos, transmitimos o entusiasmo de se compartilhar uma história e plantamos neles uma semente - a semente da vontade de ler.

    ResponderExcluir