quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bienal põe R$ 30 milhões para recuperar público jovem

Feira de livros investe no vampirismo e em artistas de TV para difundir o hábito da leitura e reverter queda de 9% na visitação

Folha de São Paulo - 03 de agosto de 2010

A 21ª Bienal Internacional do Livro, que acontece em São Paulo de 12 a 22 de agosto, terá a mais cara e extensa programação da história do evento para conquistar o público infantil e adolescente. O investimento total é de R$ 30 milhões para 1.100 horas de programação cultural.

Na última edição do evento (2008) foram gastos R$ 22 milhões para 684 horas. Realizada pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), a feira aposta em mudanças após constatar uma queda de público de 9% em 2008. A principal delas foi a criação de um conselho curador.

"O papel do conselho foi criar uma programação em sintonia com o público e que criasse interesse pelo livro", diz Eduardo Mendes, diretor-executivo da CBL. Sintonia buscada, principalmente, com os jovens.

O primeiro dia de visitação aberta para o público (numa sexta-feira, 13) terá o vampirismo como assunto. Inspirado no sucesso da série "Crepúsculo", o Salão de Ideias, principal espaço da Bienal, terá decoração voltada ao tema.

Zé do Caixão e Dacre Stocker, sobrinho-bisneto de Bram, autor de "Drácula" (1897), estarão presentes. O Salão de Ideias ainda terá o norueguês Jostein Gaarder, autor de "O Mundo de Sofia", sucesso mundial entre o público jovem.

Feição mais pop também terá o Palco Literário, em que Regina Duarte e Nívea Stelmann, entre outros atores, farão leituras dramáticas. Outra novidade é um espaço dedicado à gastronomia.

"A ideia é mostrar que o livro está associado a outras formas de cultura", diz Mendes. Mais informações podem ser conferidas no site oficial www.bienaldolivrosp.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário