quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Movimento por um Brasil Literário na Flip 2010

Durante a Flip 2010, a Casa Brasil Literário é ponto de encontro obrigatório para quem visita a cidade de Paraty. É lá, na Rua da Matriz n. 20, centro histórico dessa simpática vila colonial, que o grupo responsável pelo Movimento por um Brasil literário oferece aos visitantes uma programação própria e repleta de surpresas.

O Movimento começou durante a Flip 2009, quando foi lançado o Manifesto por um Brasil literário <http://www.brasilliterario.org.br/manifesto.php> , escrito pelo poeta mineiro Bartolomeu Campos de Queirós para dar voz à proposições que reúnem o Instituto C&A, a Associação Casa Azul, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, o Instituto Ecofuturo e o Centro Cultural Luiz Freire, dentre outros, para tornar o Brasil uma “sociedade leitora”. Mas, hoje, a iniciativa já possui mais de quatro mil associados e você também pode aderir através do site www.brasilliterario.org.br <http://www.brasilliterario.org.br> .

Em seu primeiro ano de atividades o Movimento vem se fortalecendo e já fez o suficiente para mostrar os primeiros resultados durante essa semana em Paraty. Na quinta-feira pela manhã será lançado o documentário A palavra conta; ao meio dia da mesma quinta-feira a Casa Brasil Literário será inaugurada; à tarde, o público presente tomará contato com o caso de implantação de bibliotecas escolares nas escolas públicas de Caruaru, PE. Já na sexta-feira, será apresentado ao público o relatório da pesquisa Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes, realizada pelo Movimento em parceria com a Agência de Notícia dos Direitos da Infância <http://www.andi.org.br/> (ANDI). Em vários outros horários a Casa será ocupada por autores e ilustradores infantis e juvenis. Gente como Roger Mello, Maurício Negro, Bia Hetzel e Sandra Pina, que sempre rendem um bom papo.

Destaques da programação do Movimento por um Brasil literário

05-ago-2010, quinta-feira

10h00 A Palavra Conta, documentário, 40min, direção Duto Sperry, Casa de Cultura de Paraty
12h00 Abertura oficial da Casa Brasil Literário, Casa Brasil Literário
15h00 Diálogos sobre políticas públicas de leitura, caso das bibliotecas escolares de Caruaru, Casa Brasil Literário

06-ago-2010, sexta-feira

11h00 Mídia e promoção da leitura literária para crianças e adolescentes, Casa Brasil Literário
CASA BRASIL LITERÁRIO, Rua da Matriz n. 20, Paraty – RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário