terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ribeirão Preto: Ponto de Leitura e Varal de Poesias são atrações no Parque Maurílio Biagi

Ponto de leitura para troca e doações de livros e Encontro com Escritores é uma das atrações no domingo; Varal da Poesia e academia ao ar livre é sucesso entre o público

Prefeitura de Ribeirão Preto - 21 de Setembro de 2010


No lugar de um varal de roupas, um “Varal de Poesias” extremamente sensível e cultural. Essa é uma das opções de quem visita o Parque Maurílio Biagi, aos domingos, logo às 9 horas. O local tem recebido grande público diariamente, desde a sua reabertura, especialmente nos finais de semana.

O Projeto Ponto de Leitura, do Instituto do Livro, que acontece todos os domingos, das 9h às 13h, é uma das referências de quem chega ao local.

Nos estandes, o público pode não apenas ler um livro, como também doar uma obra ou fazer a troca de livros de seu interesse, ou mesmo relembrar aquele livro de um autor famoso lido ainda infância, na adolescência, e que deixou recordações.

São mais de 3mil títulos de autores como Cervantes, Shakespeare, Machado de Assis, Fernando Sabino, Luís Fernando Veríssimo, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, autores locais como Luiz Puntel, clássicos da Literatura e infantis, entre tantos outros, que valem muito a pena ler ou reler.
O Varal de Poesias e os Contadores de História são outras formas de comunicação literária ao ar livre, embaixo das árvores, depois de uma manhã de exercícios físicos e de cuidados especiais com a saúde.

Varal de Poesia – O Varal de Poesia, para quem ainda não conhece é mais uma das ideias do Instituto do Livro para incentivar na população o hábito de ler e deixar poesias no local, como troca de experiências e sentimentos. Para o superintendente do Instituto do Livro, Edwaldo Arantes, ler uma poesia é encher a alma de esperança e de bons pensamentos e proporcionar ao leitor um momento de paz interior e de reflexão. “O Instituto do Livro está muito feliz com esse trabalho. Poder estar aqui trazendo essa qualidade de lazer a nossa população em meio à natureza nos faz acreditar que o ser humano, cada vez mais, necessita dessa estrutura para superar melhor os obstáculos do dia a dia”, enfatizou. A opinião de Edwaldo soma-se a dos freqüentadores do parque que estão satisfeitos com o Projeto que tem atraído quem passa por ali.

“Todo mundo que vem aqui deveria trazer uma poesia no bolso para colocar no varal. Eu mesma estive aqui na semana passada, levei uma poesia do varal embora, e hoje estou retornando para deixar uma poesia de Carlos Drummond de Andrade para que alguém a leve embora com muito carinho”, afirmou a pedagoga e dona de casa Elisete Passos Vieira, que imprimiu o poema “Canção Amiga”, de Drummond, para presentear algum visitante do Parque.

“O mundo precisa de poesia, e um trabalho como esse jamais pode passar despercebido”, afirmou a freqüentadora do parque, Eliana Cristina, que assiduamente está no local “Vamos fazer com que esse varal se torne tradicional a cada dia”, enfatizou ela “Perseverar por essa forma de comportamento é contribuir por um mundo melhor e mais humano”, completou.
Vale lembrar que este final de semana o público recebeu o carinho do escritor e trovador Nilton Manoel e o talento das contadoras de história Cassiana Freitas e Adriana Paim. “Meus filhos adoram vir aqui. Eles ficam à vontade, ouvem e interpretam as histórias e tiram suas conclusões do que ouviram”, admitiu a administradora de empresas Isis Soares, mãe de Bianca, de 8 anos, e David, de 6.“Todos os Parques em Ribeirão Preto deveriam ter esse projeto, mesmo os mais longe do Centro”, concluiu.

O Projeto do Instituto do Livro conta, todos os domingos, com o trabalho do superintendente Edwaldo Arantes, Rosangela Passeri, diretora administrativa; Ednéia Regina Souza Moraes, Naiara Maria Gomes Leite, Rayne Borges, Patrícia Souza Gomes, Ednéia Coutinho, Luciene Bidio, Victor de Carvalho. “Esse é um Ponto de Leitura e um ponto de encontro de todas as formas de manifestações culturais. Quero convidar a população para que esteja conosco neste projeto a Céu Aberto, que venha fazer exercícios e traga seus filhos para ouvir uma história, escolher um livro e levar um belo poema para a família que ficou em casa”, concluiu Edwaldo.

Outras novidades a serem implantadas: Café Filosófico com Escritores, Sarau Literário, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário