sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mona Dorf entrevista Christine Fontelles - Diretora de Educação e Cultura do Instituto Ecofuturo


Get your own at Profile Pitstop.com

3 comentários:

  1. Trabalho com crianças de 0 a 5 anos todas nós educadoras temos o hábito de ler todos os dias para nossas crianças e conseguimos perceber nitidamente a diferença delas para outras que ainda não tem esse prazer diário.
    Até os bebês já curtem este momento especial.
    Encontramos dificuldade na aquisição dos livros, pois são caros e a rede pública não disponibiliza muitos recursos para que tenhamos acervos de grande qualidade, mas isto não nos desanima, buscamos outras estratégias para continuarmos e incentivarmos a leitura desde bebê, como trocas, empréstimos e rotatividades.
    Katia.

    ResponderExcluir
  2. Kátia, quais as diferenças que vocês percebem entre crianças de 0 a 5 anos que têm a cesso a atividades de incentivo à leitura e as que não tem?

    E como seria, em especial, a reação dos bebês?

    Obrigado pela contribuição! Aguçou a nossa curiosidade sobre iniciativas concretas, que dão certo

    ResponderExcluir
  3. Reni,
    Quando iniciamos o projeto de leitura no nosso CEMPI as crianças não tinham rotina para ouvir história, achávamos que seria muito difícil ler para elas e que não entenderiam muita coisa.
    Não levou muito tempo, com a rotina diária de leitura as crianças já pedem e escolhem os livros para que façamos a leitura para elas, retiram livros diariamente da nossa biblioteca para levarem para casa envolvendo os pais neste processo de leitura, apresentam também comportamento leitor perguntando e comentando sobre o livro, tendo curiosidade em saber qual é o autor e ilustrador do livro. Estas são as diferenças que observamos nas nossas crianças, a mudança de comportamento foi grande.
    A leitura para os bebês é bastante dinâmica, a educadora apresenta o livro todo enfatizando as figuras, em seguida faz a leitura do texto sem reduzir nem simplificar, sempre respeitando os movimentos dos bebês, alguns ficam atentos outros querem pegar o livro e outros ficam se movimentado pela sala.O mais importante é o estímulo desde bebê e que sintam prazer neste mágico momento.

    ResponderExcluir